domingo, 12 de outubro de 2008

Do que Eu e meu PC precisamos???


A evolução quase que instantânea dos computadores, tem nos deixado de queixo caído quando vemos que a “super-máquina” que acabamos de adquirir, foi substituída por outra, muito mais moderna, eficiente, veloz e com um nome mais esquisito que o anterior.

Uma máquina muito moderna, em comparação com antecessoras não significa que vai além de suas necessidades. Não se preocupe em tentar acompanhar a tecnologia e sair comprando tudo o que for de lançamento e de mais avançado pela frente. Pergunte-se se a sua máquina supre suas necessidades. Um Core2Duo e 2 Gigas de memória RAM, HD de 160 Gigas é mais do que suficiente para muita gente. Mas é aí que está a questão. Do que você precisa?

Uma boa máquina vai muito além do que um excelente processador. O equilíbrio está em tudo, e se entende por matéria. O universo, a natureza, o percurso de um rio, o nosso corpo, entre outros. E é assim com os computadores. O processador é como o nosso cérebro, processa todas as informações e envia através de dados para os comandos a serem executados. A memória RAM (Memória de Acesso Aleatório, do inglês Random Access Memory), seria como a memória consciente, uma memória de curto prazo para tudo aquilo que fazemos e realizamos. O HD (Disco Rígido, do inglês Hard Disk) é equivalente à memória de longo prazo, onde guardamos o que há de mais importante. O drive DVD e CD-ROM, é semelhante à leitura de um livro. Guardamos as informações e aprendemos a executar novos programas, como músicas em formato MP3, fotos, vídeos. Quando este drive permite gravar CD’s ou DVD’s, é como se o computador soubesse “escrever” suas reflexões em um livro digital. A placa de vídeo ou aceleradores 3D que instalamos, para melhorar o desempenho de imagens e vídeos, funciona mais ou menos como óculos de grau. Nos fornece a real qualidade visual daquilo que não conseguimos enxergar. A placa mãe, responsável por ligar todas essas funções, equivale ao sistema circulatório do nosso organismo. Enviando energia elétrica o suficiente para o processador carregar o sistema operacional gravado no HD e armazena-lo na memória RAM.

Enfim, nós usuários, estamos interligados a este meio. E entendendo um pouco mais sobre computadores, seremos capazes de identificar o que precisamos. Mais memória, para meu Sistema Operacional não ficar caminhando como uma tartaruga. O Sistema Operacional como o Windows Vista, por exemplo, precisa de no mínimo 2 Gb para rodar bem. Já o Windows XP, 512Mb de memória RAM. Mais espaço no Disco Rígido, porque guardo muitos programas, ou sou fascinado por jogos de última geração que são bastante pesados. Já nesse embalo, para rodar jogos e até filmes armazenados no HD. Uma placa de vídeo seria o ideal. E por fim um processador, veloz, com um bom desempenho e com uma considerável quantidade de núcleos. No que já disse, um processador Core2Duo, supre todas essas necessidades. Porque possui dois núcleos operacionais suficientes para realizar todas essas tarefas. Um Xeon Intel, um Core2Quad Intel, Phenon AMD, esses com três ou quatro núcleos são voltados mais para profissionais do ramo, que rodam aplicativos e programas pesadíssimos, e na maioria das vezes servem como servidores de uma grande rede de computadores.

Nenhum comentário:

Um Brasileiro Inventou o Rádio

Sobre Rede Wireless que tanto se fala. Uma rede na qual a ausência de cabos interliga computadores através de uma rádio frequência.
Padre Roberto Landell de Moura, Entre os anos de 1893 e 1894 com aparelhos de sua invenção e fabricação afirmava poder falar, sem utilizar fios, com outra pessoa a quilômetros de distância e o provou com uma sensacional demonstração feita do alto da Avenida Paulista para o Alto de Santana, em São Paulo, numa distância de 8 quilômetros com a presença de diversas pessoas. Tal fato ocorreu mais de um ano antes da primeira e rudimentaríssima experiência de Guglielmo Marconi que só começou a transmitir em 1895 com sinais fracos a uma distância de cem metros. “Meus aparelhos podem estabelecer comunicação com qualquer ponto da Terra e futuramente servirão até mesmo para comunicações interplanetárias." Disse Landell, considerado maluco devido a essas palavras. Tivesse o Presidente Rodrigues Alves atendido ao pedido de Landell de Moura teria ido um grande sucesso e glória para o Brasil.