sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IV Conferência de Software Livre Itaipu

Em uma fase revolucionária da era digital, administradores e programadores enxergam um novo futuro a partir dos software livres ou códigos abertos.

Em Foz do Iguaçu (Paraná) entre 22 a 24 de outubro no Parque Tecnológico Itaipu, ocorreu a VI Conferência de Software Livre. O evento trouxe palestrantes como Jon Hall “Maddog”-Diretor da Linux International e ofereceu mini-cursos de especialização sobre software livre para estudantes de diversas áreas que marcaram presença no evento.

Software livre são programas gratuitos que oferecem oportunidade para empresas e pessoas físicas que necessitam de ferramentas para exercer em seus locais de trabalho operações que até então eram licenciadas ou pagas, como a suíte de aplicativos ou Micosoft Office, a comunicação por telefonia, o Photoshop para layouts, sistemas operacionais como o Windows, ferramentas de pesquisa e muitos outros programas que continham código fechado.

No entanto, isso aumenta significativamente os custos financeiros e desnorteiam os principais objetivos das empresas atuais, e com essa nova visão de prestação de serviço tecnológicos para a redução de custos, a sociedade tende a passar por uma nova etapa, de transformação e readaptação aos novos mecanismos da era digital. A dica é dominar essas ferramentas, tanto na sua execução quanto na sua elaboração.

Como se trata de um assunto muito novo no mercado, é difícil enxergar uma oportunidade como essas logo de cara. Portanto, o evento Latinoware busca reunir jovens e adultos de áreas adjacentes de tecnologia para reformular idéias e criar novos recursos para beneficiar a comunidade ou nação com a criação de programas de código aberto, ou seja, programas que sejam gratuitos. Gerando serviço, empregos e rentabilidade às empresas.
Renan Castro.
____________________________________
Visite o site e conheça melhor o evento Latinoware.

Nenhum comentário:

Um Brasileiro Inventou o Rádio

Sobre Rede Wireless que tanto se fala. Uma rede na qual a ausência de cabos interliga computadores através de uma rádio frequência.
Padre Roberto Landell de Moura, Entre os anos de 1893 e 1894 com aparelhos de sua invenção e fabricação afirmava poder falar, sem utilizar fios, com outra pessoa a quilômetros de distância e o provou com uma sensacional demonstração feita do alto da Avenida Paulista para o Alto de Santana, em São Paulo, numa distância de 8 quilômetros com a presença de diversas pessoas. Tal fato ocorreu mais de um ano antes da primeira e rudimentaríssima experiência de Guglielmo Marconi que só começou a transmitir em 1895 com sinais fracos a uma distância de cem metros. “Meus aparelhos podem estabelecer comunicação com qualquer ponto da Terra e futuramente servirão até mesmo para comunicações interplanetárias." Disse Landell, considerado maluco devido a essas palavras. Tivesse o Presidente Rodrigues Alves atendido ao pedido de Landell de Moura teria ido um grande sucesso e glória para o Brasil.